09 abril 2008

O Plano de Deus (Será?)


Ontem conversávamos no escritório sobre essa pregação determinista onde Deus tem um plano para tudo e como isso pode caminhar para um completo desistir de lutar e criar pessoas alienadas. Pois veja o texto que me foi enviado depois...

Pergunta da leitora:

"...Deus tem um plano em cada criatura como dizem muitos pastores em seus sermões?

EU NUNCA VI ISSO NA BIBLIA.

O que eu vi, foram certos escolhidos para um determinado fim; e esse fim, tinha muito haver com Israel e com a preparação para vinda do Messias. Depois disso, já no Novo Testamento, a propagação do Evangelho para gentios; e no mais, coisas que ainda estão por vir. Agora dizer que para todos existe um plano... Não sei NÃO.

As implicações que isso me causou e causam são:

Tornei-me uma pessoa sem objetivos na vida. Esperando um algo que nem eu sei o que é. Talvez o encaixe de peças que dariam em algum lugar ainda nessa terra, porque céu... Pelo menos por enquanto me parece não ser para o momento...."


Resposta do Caio Fábio
"...Nunca trabalhei pensando num certo plano de Deus para mim. Apenas fiz de todo o coração o que me veio às mãos para fazer.

Nunca quis saber nada. Apenas vivi com fé e bom senso o que estava posto diante de mim. E isto conforme Paulo, que disse: “Fazei tudo de coração como para o Senhor!”

Sim, porque “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” não é como uma adivinhação. Mas sim é que eu não me conforme com este século, e me deixe transformar pela renovação de minha mente; ou seja: de meu entendimento crescentemente harmonizado com o espírito do Evangelho.

O tal plano de Deus, até hoje, só pude discernir à posteriori, nunca à priori. Sim, à priori vivi e vivo pela fé, sempre buscando que minhas decisões sejam conforme o espírito do Evangelho. À posteriori é que muitas vezes entendendo as coisas. Então digo: Jamais imaginei que Deus me conduzisse por tal caminho. E isso tudo sem perguntas antes, durante ou depois.

Afinal, o justo vive pela fé!

Essa historinha evangélica do plano para cada criatura ou vira neurose ou paranóia!..."

Leia o texto na íntegra clicando aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu consigo enxergar o plano, feito a milênios de anos atrás.