27 agosto 2010

Frases da HSM

o link é esse aqui ó: http://hsm.updateordie.com/sustentabilidade/2010/08/forum-hsm-de-estrategia-o-que-eles-disseram/



Pessoal,

na última página da revista HSM Management, sempre vem a seção “O que eles dizem sobre “. Trata-se de um conjunto de frases sobre determinado assunto e que servem como insights para o nosso cotidiano. Acho a idéia excelente e sempre a utilizo para reunir aqui no blog algumas frases apresentadas pelos palestrantes nos eventos da HSM de que participo.

Seguem abaixo, algumas frases que capturei no Fórum HSM de Estratégia realizado nos dias 24 e 25 de Agosto :

Silvio Meira:

- Empresas são abstracões, o que vale, de verdade, são as pessoas dentro delas. O que quer dizer que empresas são redes sociais;

- Principio de Tom Peters: 98% de qualquer negócio é gente;

- 98% das pessoas, que compõem o princípio de Tom Peters, estão fora da empresa;

- Faz design aquele que deseja ir de um ponto ao outro redesenhando e reconstruindo o fluxo de informacões;

- Pirâmide das necessidade de Mazlow 2.0: singularidade, mobilidade, comunidade, simplicidade, localidade, usabilidade e programabilidade;

- Com as redes sociais, deixou de fazer sentido pesquisas do tipo focus group, o que vale sao as conexões entre as pessoas;

- Ao invés das maquinas se conectarem, as pessoas é que passaram a se conectar. Nós somos as conexões;

- A WEB 3.0 é a WEB onde todos podemos inovar;

- Dentro da revolucão atual de contexto, nós somos a WEB;

- Eu tenho que entender o que está ao meu redor para entender o que eu significo;

- O contexto em que vivemos é o universo da rede de fluxo de informacões geradas pelas redes sociais;

- Nós evoluimos dentro de um universo de contexto;

- A revolucão industrial ainda continua contaminando a revolucão atual e a forma como as empresas enxergam o mundo;

Renée Mauborgne:

- As empresas tem que alinhar valor. lucro e pessoas, com diferenciação e baixo custo;

- A maior concorrêcia para o sucesso, é cada vez mais a maior dificuldade entre você e a sua imaginação;

- Voce precisa de forte apoio da alta lideranca da empresa para promover a mudança. Sem esse apoio, é impossível;

- A maior concorrência não é entre você e seu colega, mas sim entre você e sua criatividade. Crie sua estratégia de oceano azul para sua carreira;

- Como é que você gasta seu tempo com o seu cargo e salário: com produtividade ou criatividade?;

- Obstáculos para criar o oceano azul: pensar que não pode mudar sua estrutura de mercado; Pensar que não precisam mudar; arrogância; miopia estratégica e uso excessivo de ferramentas, frameworks e processos;

- Grandes talentos procuram as grandes empresas, aquelas que estão criando o futuro;

- O Oceano Azul não está no que sua empresa ou a concorrencia fazem, mas no desejo não revelado dos consumidores;

- Voce pode criar estratégia oceano azul para produto, serviço e entrega. Wii é exemplo de produto e o Itunes é exemplo de serviço e entrega;

- A estratégia do oceano azul trata-se de tornar a concorrência irrelevante;

- Quem gasta mais tempo pensando em produtividade está navegando o oceano vermelho, enquanto quem pensa criatividade navega oceano azul;

- Papel da gestão envolve gestão da produtividade(custos, qualidade, logística, …) e gestão da criatividade(inovação, marcas, estratégia, …). O Problema é que 90% do tempo dos executivos é gasto com gestão da produtividade, apenas 10% é gasto com gestão da criatividade;

Martin Lindstron:

- Voce identifica um produto da Apple não pela logomarca, mas sim pelas características ligadas ao Design;

- Viva com seu consumidor, observe-o e você verá que há um ritual ao consumir seu produto;

- 60% das decisões de compras são tomadas em 4 segundos;

- 83% das informacões que as pessoas recebem são por meio visual;

- Preços irão variar conforme perfil de cada consumidor e contexto em que ele estará inserido levando em consideracão a conveniência;

- Jovens estão absorvendo 31 horas de conteúdo em cada 24 horas! A quantidade sobe, o engajamento desce!!

- Velocidade para se posicionar uma marca, não só reflete influência da tecnologia, mas também necessidade do consumidor por satisfacão instantânea;

- Nós estamos viciados em tecnologia e com isso estamos viciados em velocidade. É a geracão dos impacientes;

- Apenas 15% de nossas decisões cotidianas são racionais;

Fábio barbosa:

- Exemplos emblemáticos e o envolvimento do presidente da empresa são fatores primordiais para realizar a mudança nas empresas;

- O jogo é duro, mas nós vamos jogar na bola e não na canela;

- Sustentabilidade é criar vínculos com consumidores, funcionários e a sociedade como um todo;

- Podemos escolher o que semear, mas só vamos colher o que plantarmos;

- O que funcionários precisam é de desafios. Eles precisam conhecer a missão da empresa e acreditar nela;

- Eu gerencio esse modelo focando no cliente. A partir daí é que eu gero valor para os acionistas (Citando CEO da Unilever);

- Diversidade extrapola as questões físicas ou opcões religiosas. Tem a ver com reunir pessoas que pensam diferente;

- Sustentabilidade é reconhecer o papel das empresas na sociedade;

- Nao dá para ir bem em país que vai mal, em que a sociedade vive insegura. Empresas precisam assumir responsabilidade nesse processo;

- A confiança nas empresas precisa ser reconquistada. O único caminho é com ética e transparência;

- O valor das empresas está relacionado com a perspectivas de negócios futuros;

- Falso dilema: ou você busca lucro ou você faz negócios do jeito certo;

- Com a crise financeira, alguns temas emergiram: valores, liderança, ética e confiança;

- Sustentabilidade é muito mais do que uma agenda ambiental;

- Com as redes sociais, não existe on e off. Voce está sempre on;

- Impacto dos stakeholders na gestão: 58% vindo de consumidores e 45% vindo dos funcionários nas empresas;

- O mundo está cada vez mais interdependente, com uma sociedade cada vez mais conectada;

- O que a crise de crédito mostrou foi que mundo está interligado demais. Não dá mais para resolver os problemas atuais sozinho;

Michael Porter:

- Brasil precisa investir cada vez mais nas pessoas. Precisa investir em mais treinamento para gerar inovacão;

- O Brasil está indo OK. Ainda existem questões importantes para solucionar: burocracia, gastos governamentais, etc;

- Brasil precisa comecar a pensar em não deitar sobre todos os elogios vindos da comunidade no exterior. Precisa investir em patentes;

- Os valores dos clientes mudaram significativamente nos últimos anos. Estão mais voltados a valores ligados a sustentabilidade;

- No Brasil há muita oportunidade de crescimento e internacionalizacão maior das empresas;

- Precisamos ampliar nossa percepcão da realidade. Visão do modelo capitalista é míope. Empresas precisam mudar suas percepcões;

- As empresas precisam recuperar o respeito da sociedade. Por isso o tema sustentabilidade é fundamental;

- Consumidores estão cada vez mais conscientes de que sustentabilidade é uma estratégia eficiente;

- Problemas existentes nas empresas em relacão a estratégia: falta de comunicacão e falta de responsabilizar alguém pelas acões;

Tom Peters:

- Ouvir é uma profissão. Ouvir deve ser o valor organizacional nº 1;

- Ouvir é marca fundamental do respeito. Ouvir é coracão e a alma do comprometimento(engagement). Ouvir é a base da colaboracão verdadeira;

- Pedir desculpas é o gesto humano mais mágico e o que resolve a maioria dos problemas;

- Dica e recado para os gerentes: conte quantas vezes você disse obrigado e parabéns para seus funcionários;

- A necessidade humana mais profunda é a necessidade de ser reconhecido;

- As quatro palavras mais importantes em uma organizacão são “What do you think?”(o que você acha?) . Trata-se de respeito e dialogo;

- Selecionar e capacitar o seu quadro de gerentes da primeira linha é uma atitude estratégica de suma importância;

- líder é alguém que ajuda outras pessoas a terem sucesso;

- Organizacões só existem por um único motivo que é servir. Isso vale para qualquer tipo de organizacão;

- Tudo se resume a pessoas, clientes, acão e valores organizacionais;

- O poder de mercado das mulheres é duas vezes maior que poder da India e a china combinados. As mulheres são o mercado;

- Toda criança nasce artista. O segredo é permanecer artista. Elas são exploradores artisticos;

- Criatividade humana é a forca motrix da economia;

- Design é a unica coisa que diferencia um produto de outro. Para a BMW, design é uma religiao;

- Gerentes de primeira linha são muito mais importantes que os Vice-presidentes, pois estão em contato direto com os funcionários;

- Você deve fazer alguma coisa quando alguém diz “isso é loucura”. Quando diz que é “bom” é porque alguém já está fazendo;

- Voce deve tratar seus funcionários como trata os clientes. Funcionários em primeiro, clientes em segundo;

- Os simples são os melhores e bom senso sempre é importante;

- Execucão eh 98% da estrategia;

- Formacão e capacitacão da gerência média deve ser o item nr. 1 na agenda das empresas;

- Causa nr. um da insatisfacão dos funcionários nas empresas: gerência média;

- Problema nr. um das empresas é a comunicacão entre as pessoas;

Um abraço.

“Keep the Faith”

Twitter: @blogdomarcelao

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