14 julho 2008

Oito Marcas do sal fora do saleiro: A história de Paulo


Já aviso que esse é dos grandes. Trata-se de um resumão adaptado pelo Vanzo do livro Sal fora do Saleiro, do Caio Fábio. Este será o tema do estudo de nossa próxima reunião. Olha, ler textos assim mexem demais conosco e não tem jeito de deixar de pensar na diferença que existe entre Jesus e os apóstolos e nós...

*****************
Bom senso: Paulo era um profeta cheio do Espírito e cheio de bom senso também. Paulo não ignora os fatos do mundo concreto. Ele não ignora os fatores lógicos do dia a dia, Atos 27: 9 e 10. Vamos trazer esta cena para nossos dias e olhar para nossos “evangelistas carismaticamente doidos”. Com certeza seria assim... o vento esta amarrado, as ondas serão quebradas pelo mover e seremos vitoriosos apesar de tudo. Podemos ver isto claramente com respeito a dinheiro dentro de nossas igrejas. Conheço muitos casos de escravidão financeira imposta a uma comunidade inteira, tendo como base estes mesmos erros. Ou seja, se arrecada mil, mas faz-se uma divida de 2 mil a bota pilha no povo dizendo que pela fé Deus tem que cobrir a conta da Igreja. Atos 27: 33 e 34 também mostram este bom senso. Mas e a Fé ?? Com bom senso, Paulo jamais deixa a Fé. Vejamos: Atos 27: 21 e 22. Aonde já podemos ver a segunda marca .

Positividade nas atitudes: Paulo apesar de todo bom senso, tinha a Fé quando necessária e não era daqueles que diante da adversidade já soltava um “ Eu te disse, Eu te avisei, Sabia que num ia dar certo, agora se vira”, mas ele agia desta forma. “ Se num tem remédio, remediado esta” ou “ toca a bola pra frente” , no que posso ajudar agora ??



Sobrenaturalidade: esta é a terceira marca e evidencia clara que vemos nesta passagem de Paulo. Atos 27: 23 a 26. Paulo não via Anjos a todo momento, mas se isto acontecia Ele não tinha a menor duvida em falar a verdade para aqueles que estavam a seu lado. Logicamente quando os Anjos apareciam a ele existia um porque, um recado, um livramento, ou seja, ele não ficava invocando o sobrenatural para provar algo a alguém, ou inflar seu ego perante uma comunidade. Parece absurdo para que cresceu num evangelho manco que estas três características acima possam andar juntas. Normalmente o que escutamos é que se há bom senso, não existe sobrenatural de Deus e muito menos fé. Mas Jesus usa a Paulo para nos mostrar isto na pratica. Basta agora que no nosso dia a dia, possamos transferir a experiência do navio para a nossa casa, nosso trabalho, nossa faculdade ou até mesmo nossa igreja (comunidade )

Distinguir valores: Atos: 27: 22b - esta é mais uma característica que Paulo nos ensina. Barco é barco e gente é gente. Templo é edifício, gente é morada do Espírito Santo, musica é instrumento, gente é louvor e adoração. No fundo confundimos tudo. Invertemos os valores e coisas passam a ser mais importante que gente. Nossos projetos visam coisas concretas e de preferência que estejam em nosso nome, para nosso uso. O que Paulo nos diz: “ ó gente o navio já era, mas ninguém vai morrer, só precisaremos chegar em uma ilha”. O que escutamos hoje, “ó gente, precisamos ter um templo nosso, um lugar físico e no nosso nome, com nossa placa, com nossa missão explicita, e se tem gente passando fome e morrendo ao nosso lado, paciência, não podemos fazer tudo ao mesmo tempo”. Logicamente, estou sendo muito direto, mas pense bem e reflita no que você tem visto ultimamente. Ligue a TV na Record e veja os testemunhos, visite duas ou três igreja e veja seus projetos futuros. Chácaras, CD’s, instrumentos, carros, terrenos, mobiliário, bases na Europa, etc... E gente ??? Qual o valor dado a estes ?? Eu disse valor e não discurso !!!! A maioria de nossas igreja esta interessada primeiramente nas coisas da Gente, e não na Gente.

Praticabilidade: Atos 27: 30 a 32. Paulo era um cara que se colocava exatamente em seu lugar e não teria nenhuma vergonha em hoje chamar alguém “ profissional da área pagão” para ajuda-lo a cuidar de pessoas viciadas ou alcoólatras, por exemplo. “ Quem entende barco aqui são os marinheiros que estão querendo sair fora, e eu acho que sem eles nós estamos ferrados de vez”... Paulo deixa de lado o que hoje usamos naturalmente (eu Sou o filho do Rei e o Rei vai fazer por mim) e se deixa levar pela ciência e conhecimento que o próprio Deus dá a quem Ele quer, seja pagão ou Cristão. Se o problema é suade, vamos orar com certeza, mas vamos deixar quem entende de saúde nos ajudar.

Liderança Espiritual Natural: Este dias recebi por internet um convite para ouvir um “Profeta, Missionário, Líder Espiritual, etc...” que vinha dizendo mais ou menos o seguinte: o cara é ex: travesti, aidético, ladrão, bruxo, bêbado, drogado, mas Deus o recuperou e hoje ele: cura, traz prosperidade, amor, expulsa demônios, já pregou em mais de 200 paises, libertou um zilhão, curou um montão, etc... Ou seja, quem não se curva diante deste homem ?? Paulo não era assim. A única vez que assim procedeu chamou a ele mesmo de “louco e insensato” em II Corintios 11:17 a 28. Paulo era naturalmente um líder que exercia sua liderança sem imposição, sem tirania, mas na medida certa e crescente. Ele chegou ao navio acorrentado como prisioneiro, e logo avisou que o tempo não estava bom para navegação, mas não foi ouvido. Nos próximos dias fez amizades com todos, presos e tripulação e quando a coisa ficou preta ele lembrou a todos que tinha avisado dos perigos, mas já que que não tinha sido escutados, estava ali para ajudar a todos a se salvar e não ficar fazendo piquete e falando “ eu te disse, eu te disse, eu te disse”. De repente Paulo começa a dar conselhos: comam, pois senão a fraqueza os matara, ou,não abandonem o barco marujos, pois precisamos de vocês, até o momento em que chega a Malta e fica ali por tres meses curando, pregando, ajudando a todos os que pode.

Tratabilidade: esta é mais uma marca visível de Paulo. Atos 28:2. Paulo era bem tratado porque primeiro tratava bem a todos. Lucas até nos adverte sobre isto “ Tratai aos homens assim como você quer que eles o tratem” Lucas 6:32. Paulo fez isto tempo todo. Tratou bem os marujos, os oficiais do barco, os pagão de Malta. Paulo conquista corações e não os domina. Conquista pelo amor gradual e pela imposição dos fatos do amor !!!!

Evangelicidade: esta é a ultima marca que Paulo nos deixa. É a qualidade do Paulo Evangelista. Paulo evangeliza com uma incrível naturalidade, conquista aos poucos com sinceridade e sem nenhuma imposição, sem nenhum tipo de força humana, orando e amando a todos, quer seja seus algozes, pagãos, Irmãos, Cristãos, sem distinção, pois o Evangelho corria em suas veias e permeava a sua mente. Paulo não tinha projetos, nem métodos, nem programas de curto, médio ou longo prazo. Ele simplesmente vivia aquilo que ele acredita dia e noite. Paulo era sal !!!!!

Nenhum comentário: