14 julho 2008

Sr. José Nakamura

Este é a minha humilde e mui modesta homenagem ao mestre Sr. José Nakamura, um dos maiores bonsaístas que o Brasil já conheceu.

Me lembro ainda bem criança ao passear no shopping e ver exposições do Sr. José, muitas vezes ficava parado do lado dele ao ouví-lo dando explicações a clientes. Foi a partir de sua arte que me interessei cada vez mais pela arte do bonsai. Há anos estudo e até já fiz um, que ainda está vivo e, é claro, tem todos os traços de um bonsaísta amador.

No último sábado estive em seu viveiro para poder ajudar minha irmã adquirir uma destas peças. Fomos atendido pela Sra. Rosalina Nakamura, esbanjando simpatia.

Minha surpresa foi saber que eles estão se desfazendo das peças e boa parte dos melhores exemplares já foram vendidos. O Sr. José Nakamura está em coma e com poucas chances de se recuperar. Ele tem 83 anos.

Infelizmente, seu filho não está interessado em dar continuidade à arte de seu pai.

Fica aqui a minha singela homenagem ao homem que me mostrou esta maravilhosa arte.

Que Deus o abençoe!


Por favor, me perdoe a qualidade da foto, tirei com meu celular e já estava escurecendo. Clique aqui para ver todas as fotos.

2 comentários:

Rhainer disse...

moro em uberlandia, onde fica o viveiro do Sr. Nakamura?

César Chagas disse...

Olá Rainer,

Infelizmente você não deixou seu email ou acesso para contato.

Infelizmente, não sei exatamente o endereço, só sei chegar lá.

Me mande um email, posso te explicar melhor.

O Sr. José Nakamura faleceu uma semana depois desse post. Mas seu neto de 12 anos ainda toma conta do viveiro, e ainda existe boas peças para compra.

é isso.

Abraços,