25 julho 2008

Venha o Teu Reino

Primeiro obrigado ao Thiago Mendanha por postar o texto e claro, ao Manning por escrever o texto!!!

Posto aqui um parágrafo que é um tremendo choque para esta minha fria manhã de sexta feira! Ah sim, agora sim acho que estou conseguindo entender algumas coisas e o que Dostoievsky escreve aqui logo abaixo é exatamente a estupefação do evangelho da Graça!

Evangelho este que corrói aqueles que tem sede de julgamento (eu disse julgamento, não justiça). Evangelho que destrói todas as plataformas religiosas de controle e submissão. Ah sim, este é o Evangelho... que escandaliza o religioso e acolhe aquele que carece de amor.


"A palavra graça, em si, tornou-se banal e desgastada pelo mau uso e pelo uso em excesso. Ela não mexe conosco da mesma forma que mexia com nossos ancestrais cristãos. Em alguns países europeus, certos oficiais eclesiásticos de alto escalão são ainda chamados de "Sua Graça". Jornalistas esportivos falam da "graça fluente" de Michael Jordan, e já foi dito do empreendedor Donald Trump que ele "carece de graça". Surge um novo perfume com o rótulo "Graça", e um boletim de estudante é chamado de "desgraça". A palavra perdeu o seu poder criativo latente. Fyodor Dostoievski capturou o choque e o escândalo do evangelho da graça quando escreveu: "No último julgamento Cristo nos dirá: "Vinde, vós também! Vinde, bêbados! Vinde, vacilantes! Vinde, filhos do opróbrio!" E dir-nos-á: "Seres vis, vós que sois à imagem da besta e trazem a sua marca, vinde porém da mesma forma, vós também!" E os sábios e prudentes dirão: "Senhor, por que os acolhes?" E ele dirá: "Se os acolho, homens sábios, se os acolho, homens prudentes, é porque nenhum deles foi jamais julgado digno". E ele estenderá os seus braços, e cairemos a seus pés, e choraremos e soluçaremos, e então compreenderemos tudo, compreenderemos o evangelho da graça! Senhor, venha o teu reino!"."

Leia o texto completo no site do Thiago clicando aqui.

2 comentários:

Thiago Mendanha disse...

E aí, César?! Eu que agradeço... :)

Cara, O Evangelho Maltrapilho é um ótimo livro... seguido de O impostor que vive em mim... Manning é profundo em tudo o que escreve!

Abração!!!

Neto disse...

Muito bom esse texto césar!
Graça banalizada, é isso mesmo que vejo.
Um abuso celestial do amor de Deus, a igreja hj tem um caso com o gazofilácio! Dá na esperança coberta de ser retribuído.
Mas vamos lá né brother, vamos tentar ouvor Deus e trazer o evangelho verdadeiro de volta.
Estamos aí, abraz =D