22 janeiro 2009

10 coisas que você aprende no Banco Imobiliário




Não é segredo para ninguém o quanto gosto de falar sobre finanças e dinheiro. Tenho entendido que só ganhar dinheiro não é e nunca será o suficiente para ter uma vida tranquila, você precisa aprender a administrar aquilo que ganha e aprender a poupar.

Hoje minha cunhada Raquel me enviou uma reportagem bem interessante sobre o Banco Imobiliário. Segue na íntegra.

*********

O Monopoly (que aqui se chamou Banco Imobiliário) é o jogo de tabuleiro mais vendido em todo o planeta. Patenteado em 1935, foi levantado pelo Guiness Book em 1999 que cerca de 500 milhões de pessoas já jogaram sua edição original.

Atualmente você pode escolher se quer brincar com a versão Turma da Mônica, Disney, Senhor dos Anéis, Beatles, entre outras. Só lamentamos que no Brasil nunca foi trazida a edição da revista MAD em que seu objetivo era perder todo o dinheiro e falir.

Você pode tirar algumas lições muito boas para sua vida pessoal e profissional ao brincar de Banco Imobiliário. Confira aqui, dez delas:

1. Sorte existe! Aproveite-a!
Conseguiu tirar duplo nos dados? Dispare pelo tabuleiro e adquira o máximo de propriedades possíveis. Na vida é assim também. Nos momentos de sorte tente capitalizar e crescer ao máximo. Aproveite esses momentos para expandir seus horizontes e aprender coisas novas.

2. Se você construir, eles virão
Ao jogar, de que adianta ter um monte de terrenos se você não coloca casas e hotéis neles? Vai tirar dinheiro de onde? Do salário mensal? Se você é daqueles que só guarda dinheiro, sem investir em nada, o que terá para o futuro? Você não vai vencer na vida, só passeando pelo tabuleiro. Só lembre-se que, ao contrário do jogo, na vida nem todos os investimentos dão dinheiro. Saiba escolher.

3. Negociar é tudo!
O jogo mostra muito seu poder de encantar seus adversários com propostas irrecusáveis antes de levá-los à bancarrota. Atitudes inflexíveis só vão lhe isolar e fazer com que as oportunidades não sejam apresentadas a você.

4. Às vezes é bom ir para a cadeia
Isso não significa ser desonesto. Ao ser preso no Monopoly você tem a chance de descansar um pouco, não pagar aluguel aos outros e ainda receber dinheiro por suas propriedades. No mundo real, às vezes é ideal sair do jogo por um momento, analisar os movimentos alheio e voltar fortalecido depois.

5. Tenha um dinheiro para emergências
Não saia gastando tudo de uma vez porque se você cair no hotel de um adversário, lá se vai tudo que construiu até o momento. Invista, cresça, mas lembre-se das marolinhas econômicas, e que existem mais emergências fora do Banco Imobiliário que dentro dele. É uma pena que a maior parte das empresas não pense assim e usam demissões em massa para cobrir seus rombos.

6. Segundo lugar em concurso de beleza paga pouco
Em uma das cartas de sorte de Monopoly você ganha uma ninharia por ter pego essa posição em um concurso. Lembre-se: qualquer um pode ser segundo. Lute para pegar a primeira colocação e ganhar mais.

7. Ninguém gosta de pagar imposto ou juros do cartão de crédito
Só que você tem que fazer isso. Está na regra do jogo e nas leis fora dele.

8. Esteja atento aos adversários
Saiba quanto cada um tem em dinheiro e o que eles estão procurando, senão você pode acabar ajudando-os e indo à falência rapidamente. No seu dia-a-dia, entenda o que seus parceiros, pares e concorrentes querem e veja bem se você não é uma pedra no sapato deles. Se for, fique esperto e monte uma estratégia vencedora.

9. A falência não é o fim do jogo
Perdeu no Jogo Imobiliário? É sempre fácil começar outra partida. Na vida, mesmo que percamos tudo, sempre temos a chance de recomeçar e alcançar o sucesso. O segredo é aprender com os erros.

10. Na vida, todos jogam Banco Imobiliário
E também jogam War, poker e truco. Se você só souber jogar xadrez, saberá muito de estratégia e pouco de malícia.

Texto de Cláudio Pucci no Terra

Nenhum comentário: