28 janeiro 2009

25 chaves para o sucesso

Bom, mais um livro lido, mais um livro comentado.

Quem me conhece sabe que eu nunca, mas nunca mesmo, compraria um livro com um título deste. Minha aversão a assim chamada "auto-ajuda" é conhecida de muitos. Mas vou contar um pouquinho de como esse livro veio parar na minha mão.

Estava em Maringá no Teen Street Brasil, no mini curso do Haggai Jovem ministrado principalmente por Ebenézer Bittencourt. Tínhamos por lá alguns livros interessantes e alguns vídeos também. Eu de cara comprei o vídeo sobre Comunicação e sobre Finanças, mas ao sair o Ebenézer me chamou e disse: "Se for comprar alguma coisa, leve o livro. Depois se sobrar leve outras coisas, mas nada terá a mensagem importante que está nesse livro". Eu obedeci, é claro.

O livro foi para o livreiro e lá ficou até chegarem as promessas de começo de ano. Terminei na semana passada. VALEU CADA PÁGINA.

Não estamos falando de um livro pedante e chato sobre positivismo, mas sobre um multimilionáro que entendeu seu papel como cristão e como ele mesmo diz: "Deus me deu facilidade para ganhar dinheiro, eu ganhei! Hoje vivo com bem pouco do que ganho e reparto a maioria". Esse livro fala principalmente sobre aquilo que somos nessa terra que passa tão rápido e o que estamos deixando de nossa vida.

Fala sobre objetivos, metas, trabalho e vida. Tudo pelos olhos de alguém que trabalhou muito, ganhou muito e fez isso sem negociar seu caráter.

Só encontrei numa livraria cristã (AQUI). Mas não pense que é um livrinho desses de auto ajuda sem sal não... é bom, vai por mim.

Entrevista com William P. Young - A Cabana

Encontrei no Pava este vídeo com uma entrevista do autor de A Cabana, livro do qual já falei por aqui.

Se tiver um tempinho, invista-o assistindo a este pequeno relato.


Uma das coisas que mais me espanta em todo o relato, seja do livro, seja do vídeo, é a simplicidade de se encarar Deus. Uma aceitação tácita daquilo que Deus é e o fato de isso implicar em milhões de coisas que nós não somos.

Vou até puxar sardinha para um blog de uma visitante aqui do Infinita Highway, a Bete. Ela relata seus "causos" como uma viúva que é visitada quase sempre por Elias, o profeta. E me constrange a familiaridade e intimidade dos relatos... Porque apesar de ser O Elias, em seus relatos vejo a verdade que disse: Elias era homem como vocês. E Jesus também foi, mas não pecou.

Eu quero me relacionar com Deus assim... sem medos, sem culpas, sem receios, apenas um filho que recosta a cabeça e sabe que o Pai, mesmo sabendo de tudo mesmo, ainda o ama.

Mas vamos ao vídeo que era a razão deste post:

26 janeiro 2009

Macdonaldzando


Para quem escreve, estes são tempos muito cruéis. Não é justo que antigamente longas cartas podiam ser escritas e obviamente, lidas.

Hoje, tem que ser fast food.

Sai aí um textinho aí rapidinho? Acho que por isso o Twiter faz tanto sucesso, são vários shots durante o dia pra gente ir engordando.

Mas essa comida que é preparada no forno, em casa, a massa preparada bem devagarzinho, depois uma hora bem quente e uma ou duas garrafas de vinho para esperar. Bem, essa comida quase não se faz mais...

Como Rubens Alves vai dizer, gostamos de conversa de sala: são curtas, breves, superficiais e suficientes. Mas o que é bom mesmo é conversa de cozinha, lá é que os segredos caem, não há máscaras. É lá que está a conversa e a comida boa.

Mas já vou ter que terminar esse texto, do contrário você nem vai terminar de ler. No muito irá pensar: "Quando me sobrar tempo, volto lá pra ler", então, esse texto vai para aquele armário de infinitas coisas que você precisará de outra vida para realizar.

Já falei demais né, tomara que você tenha lido até aqui...



Só mais um teste, vai que você é insistente e gosta de comida boa.

22 janeiro 2009

10 coisas que você aprende no Banco Imobiliário




Não é segredo para ninguém o quanto gosto de falar sobre finanças e dinheiro. Tenho entendido que só ganhar dinheiro não é e nunca será o suficiente para ter uma vida tranquila, você precisa aprender a administrar aquilo que ganha e aprender a poupar.

Hoje minha cunhada Raquel me enviou uma reportagem bem interessante sobre o Banco Imobiliário. Segue na íntegra.

*********

O Monopoly (que aqui se chamou Banco Imobiliário) é o jogo de tabuleiro mais vendido em todo o planeta. Patenteado em 1935, foi levantado pelo Guiness Book em 1999 que cerca de 500 milhões de pessoas já jogaram sua edição original.

Atualmente você pode escolher se quer brincar com a versão Turma da Mônica, Disney, Senhor dos Anéis, Beatles, entre outras. Só lamentamos que no Brasil nunca foi trazida a edição da revista MAD em que seu objetivo era perder todo o dinheiro e falir.

Você pode tirar algumas lições muito boas para sua vida pessoal e profissional ao brincar de Banco Imobiliário. Confira aqui, dez delas:

1. Sorte existe! Aproveite-a!
Conseguiu tirar duplo nos dados? Dispare pelo tabuleiro e adquira o máximo de propriedades possíveis. Na vida é assim também. Nos momentos de sorte tente capitalizar e crescer ao máximo. Aproveite esses momentos para expandir seus horizontes e aprender coisas novas.

2. Se você construir, eles virão
Ao jogar, de que adianta ter um monte de terrenos se você não coloca casas e hotéis neles? Vai tirar dinheiro de onde? Do salário mensal? Se você é daqueles que só guarda dinheiro, sem investir em nada, o que terá para o futuro? Você não vai vencer na vida, só passeando pelo tabuleiro. Só lembre-se que, ao contrário do jogo, na vida nem todos os investimentos dão dinheiro. Saiba escolher.

3. Negociar é tudo!
O jogo mostra muito seu poder de encantar seus adversários com propostas irrecusáveis antes de levá-los à bancarrota. Atitudes inflexíveis só vão lhe isolar e fazer com que as oportunidades não sejam apresentadas a você.

4. Às vezes é bom ir para a cadeia
Isso não significa ser desonesto. Ao ser preso no Monopoly você tem a chance de descansar um pouco, não pagar aluguel aos outros e ainda receber dinheiro por suas propriedades. No mundo real, às vezes é ideal sair do jogo por um momento, analisar os movimentos alheio e voltar fortalecido depois.

5. Tenha um dinheiro para emergências
Não saia gastando tudo de uma vez porque se você cair no hotel de um adversário, lá se vai tudo que construiu até o momento. Invista, cresça, mas lembre-se das marolinhas econômicas, e que existem mais emergências fora do Banco Imobiliário que dentro dele. É uma pena que a maior parte das empresas não pense assim e usam demissões em massa para cobrir seus rombos.

6. Segundo lugar em concurso de beleza paga pouco
Em uma das cartas de sorte de Monopoly você ganha uma ninharia por ter pego essa posição em um concurso. Lembre-se: qualquer um pode ser segundo. Lute para pegar a primeira colocação e ganhar mais.

7. Ninguém gosta de pagar imposto ou juros do cartão de crédito
Só que você tem que fazer isso. Está na regra do jogo e nas leis fora dele.

8. Esteja atento aos adversários
Saiba quanto cada um tem em dinheiro e o que eles estão procurando, senão você pode acabar ajudando-os e indo à falência rapidamente. No seu dia-a-dia, entenda o que seus parceiros, pares e concorrentes querem e veja bem se você não é uma pedra no sapato deles. Se for, fique esperto e monte uma estratégia vencedora.

9. A falência não é o fim do jogo
Perdeu no Jogo Imobiliário? É sempre fácil começar outra partida. Na vida, mesmo que percamos tudo, sempre temos a chance de recomeçar e alcançar o sucesso. O segredo é aprender com os erros.

10. Na vida, todos jogam Banco Imobiliário
E também jogam War, poker e truco. Se você só souber jogar xadrez, saberá muito de estratégia e pouco de malícia.

Texto de Cláudio Pucci no Terra

07 janeiro 2009

Dance, Monkey! Dance!

Vídeo pra lá de pitoresco que encontrei no Pava:

06 janeiro 2009

10 Princípios para você ser bem sucedido


Bom, tá aí uma boa leitura pra você começar bem 2009:

01 - Creia que sua vida cumpre um propósito divino na terra. Você é influenciado pelos genes que herdou de seus pais e é bastante "circunstancializado" pelo meio no qual vive. Entretanto, mais forte que as determinações genéticas e os condicionamentos do meio social, é o seu chamado para ser. Você foi criado como um sacerdote neste universo de Deus. Por isso, você existe e sabe que existe. Encha sua consciência com esse significado. Quando você assumir sua vocação para ser, as outras pessoas vão "encontrar" você.

02 - Creia que seu dia ganha força e energia espiritual quando você ora. Portanto, ore sempre. Mesmo nos seus afazeres. Sempre que uma notícia ou informação lhe chegar, entregue-a a Deus. Ofereça a Deus os potenciais e as possibilidades que cada fato, percepção ou impressão lhe trazem ao coração. Além disso, pare um pouco todos os dias, ainda que seja só um pouco, e ore. Dê graças por tudo e abrace o Senhor no seu coração. Quando orar, peça coisas específicas, mas não se esqueça de sempre terminar de modo submisso e geral, dizendo: "Seja feita a tua vontade, assim na Terra como nos céu". Afinal, você não sabe se o que quer é o melhor. Mas o Senhor sabe!


03 - Creia que a maior inteligência que Deus lhe deu não é a intelectual nem a emocional, mas, sim, a inteligência. "O coração tem razão que a própria razão desconhece." Usar a cabeça (inteligência intelectual) e saber se relacionar com o próximo e as circunstâncias (inteligência emocional) é fundamental. Mas não é essencial. O essencial habita os mistérios do espírito, no mundo do coração. Portanto, dê atenção aos seus sonhos noturnos e aos seus sentimentos perceptivos. Quando você tiver uma "impressão", não a despreze de cara. Medite. Ore. Discirna. A resposta pode estar no passado. Mas, às vezes, trata-se de uma intuição profética. Pode ser um alerta sobre o futuro. Nesse caso, ore, corrija a rota, e prossiga.


04 - Creia que quando alguém ama a Deus, ao próximo e respeita a vida, então tudo ganha sincronismo e conectividade. Isso é apenas um outra forma de dizer que "todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus". O amor a Deus traz sentido para a sua vida. O amor de Deus transforma o cenário mais absurdo numa conspiração do bem.


05 - Creia que a leitura bíblica feita com os olhos do coração ilumina a alma e os caminhos da Terra. Ler a Bíblia é importante. Mas lê-la com os olhos da alma é essencial. Quem lê com o intelecto enxerga textos e os compreende. Quem lê com o coração discerne "caminhos sobremodo excelentes". Faça da leitura bíblica não apenas um meio de fortalecimento espiritual. Leia-a como caminho de descoberta e de insights para a sua visão do mundo, de si mesmo e de Deus.

06 - Creia que uma atitude mental positiva tanto é resultado de uma espiritualidade sadia como também pavimenta o caminho de todo ser humano bem-sucedido. Eu costumo dizer que mesmo ateus-positivos se dão melhor na vida que ateus-negativos. O mesmo princípio se aplica a cristãos.

07 - Creia que generosidade e dadivosidade são forças espirituais poderosas e que atraem para quem as pratica as melhores oportunidades e possibilidades da vida. Por isso é tão importante dar dízimos e ofertas. Escolha causas, projetos e pessoas nos quais você acredita e dê no mínimo 10% dos seus ganhos para essas iniciativas. De fato, fazendo assim, você está abrindo portas invisíveis para você mesmo. E lembre-se: faça isso com entusiasmo e alegria.


08 - Creia que o que diferencia o fazer do não-fazer é apenas uma decisão seguida de gesto simples. Assim sendo, nunca adie o início de qualquer coisa na qual você acredita se a oportunidade se apresentar e seu coração responder com paz e fé. O gesto necessário, tanto para se levantar de cama quanto para levantar a cama, é um só: colocar-se de pé. Daí Jesus dizer "Levanta-te, toma teu leito e anda".


09 - Creia que a melhor composição de imagem exterior e de virtude interior para um cristão é aquela que combina a "simplicidade dos pombos" (imagem exterior) com a "prudência das serpentes" (virtude interior). Sendo assim, seja astuto por dentro e simples por fora. Sempre dá certo e protege a vida.



10 - Creia que a maior bênção de possuir uma conciência é poder usá-la para auto-examinar-se todos os dias. Quem se auto-examina resiste melhor às criticas, pois se utiliza delas para diminuir seus próprios equívocos, e se mostra imune a eles quando a consciência o convence de estar fazendo aquilo que é certo. Auto-exame é o que faz a diferença entre aqueles que vivem para preservar sua imagem e a reputação daqueles que vivem para o que é verdadeiro e real.


Rev. Caio Fábio