16 outubro 2008

O Cristo do Sertão


Em uma das cidades que visitei esta semana a trabalho tem uma obra que me chamou a atenção, trata-se do Cristo Crucificado na Serra do Periperi de autoria de Mário Cravo e a obra tem mais ou menos a minha idade: 27 anos.

O que me chama a atenção nesse Cristo é o fato de ele se parecer com o Nordeste. Este Cristo tem as marcas do sertão em seu rosto e a marca da seca e fome por todo o seu corpo, suas formas não são simétricas e belas, muito pelo contrário, soa desproporcional e até feio.

Mas não estou escrevendo para fazer um tratado sobre arte porque não é minha área. Mas escrevo pela intenção do artista de criar um Cristo que se parecesse com seu povo e claro, desabei na questão da devoção. A intenção de Mário Cravo era criar um Jesus que se parecesse com o Nordeste, algo com a cara do povo.

Mas porque criar um Jesus com cara do povo? Porque há séculos o Jesus pregado deixou de ser o Jesus da Cruz em Jerusalém! Há séculos Jesus e suas feições têm sido pasteurizados e moldados para que exerçam um papel, como se fosse um menino propaganda de algo. Os Jesuses que costumamos ver tem olhos azuis, barba lisa, cabelos sedosos e macios, sua pele é boa e suas roupas parecem cheirosas até da telinha.

O problema é que Jesus não era nada assim, nascido naquela região era impossível ter esse formato. Parecido com o Jim Caviezel??? Mas nunca que era parecido!

Mas o Cristo do Sertão não! Ele é diferente! Naquela cruz também leva a fome, leva a seca, leva as meninas que são usadas nas estradas, leva o sertanejo sem perspectiva morrendo a míngua, leva o descaso dos governantes, leva o sangrar calado dos jovens que vão morrendo nas ruas, leva a pobreza e a miséria do povo do sertão.

Um filme com um Jesus assim não faria sucesso! Porque não chamam o Fábio Assunção ou o Gianechini? Afinal, eles são mais bonitos né?

Mas o Jesus do Sertão parece dizer que realmente se importa com esse povo. O Jesus do Sertão realmente tomou sobre si os nossos pecados!

Mas talvez por isso o Cristo do Sertão não seja assim tão famoso... Não tem nada a ver com os Jesuses Superstar! Acho que poucos usariam uma correntinha com a imagem deste Cristo... é meio feio né?

E o pior é pensar que Jesus era assim comum... e nós? Nós somos um povo que se parece muito pouco com ele... inclusive pelo fato de ele sempre pensar nas pessoas... e nós não.


Um comentário:

Patrick Moreira disse...

Não é a toa que "o Papa é Pop"!
;D
Ótimo texto!
Só para me apresentar....
assisti a algumas palestras suas
no Força Extra do ano passado, na
Presbiteriana do Roosevelt...
Muito bom o seu blog!
God blesses!