31 março 2008

Onde está o milagre?


"Acontece que a dor do mundo me alcançou na calçada de uma clínica de fisioterapia; ali se escancarou a angústia de milhões de mães e o meu coração se fechou para as antigas lógicas milagreiras.

Mesmo quando me sinto inclinado a acreditar nos pregadores de cura divina, sou lembrado que multidões de meninos e meninas morrerão de HIV/Aids em países como Congo, África do Sul, Moçambique e Angola. Quando sou tentado a ser condescendente com os Cerullos, os Benny Hinns e os R. R. Soares da vida, com as suas interpretações literais da Bíblia, lembro-me do mal estar que muitos doentes podem estar sentido naquele exato momento como consequência de uma quimioterapia.

Quando ouço promessas de milagre a granel, pergunto: - Quem vai ajudar a adolescente que não tem namorado porque nasceu com uma doença genética que lhe desfigurou?

Minha questão é: os religiosos deveriam querer lidar com um mundo real, que precisa de grandes intervenções, não de panacéias. Um ministro do evangelho não tem o direito de pregar que, “em tese”, todos serão curados e depois dar de ombros para os que não receberam a bênção dizendo que faltou fé.

O verdadeiro cristão deve buscar intervenções divinas onde o sofrimento se mostrar mais agudo. Eu me disponho a ajudar qualquer evangelista que tenha peito para dar plantão na calçada da Universidade Metodista. Vou buscá-lo e prometo interceder ao seu lado. Sinceramente desejo que os mais seqüelados voltem para casa pulando de alegria.

Sei de antemão que ninguém virá. A maioria está interessada em propagandear prodígios com o intuito de prosperar seus empreendimentos religiosos. Caso acreditassem nas interpretações que fazem da Bíblia, se ajoelhariam nos corredores das clínicas de câncer infantil, nas hemodiálises e na infectologia dos grandes hospitais.

Precisamos de outras respostas para o sofrimento humano; os pressupostos desses evangélicos, que anunciam cura com tanto estardalhaço, não abarcam a complexidade do sofrimento universal."


Trecho de meditação no site do Ricardo Gondim (clique para ler o texto inteiro)
Thanks to Pavablog

Um comentário:

Thiago Mendanha disse...

... muito pertinente a reflexão de Gondim... fez-me lembrar do que me ocorreu dias atrás.

Enquanto andava pela rua, deparei-me com um pedinte, um mendigo, de membros dilacerados, imperfeitos e atrofiados... repousando numa cadeira de rodas, desfalecido e impotente... sofrível, deveras. Não sei qual veio mais rápido. Se o pensamento obtuso ou a visão deprimente. Mas, lembrei-me das grandes cruzadas, dos shows da fé, dos grande milagres de "grandes" homens de Deus... Olhando para aquele homem, me senti sem fé, totalmente sem fé... pensei comigo, que não conseguiria lhe dizer levanta e anda, a exemplo de Jesus e dos Apóstolos... A dúvida me invadiu, a razão, a ciência, a covardia... Naquela situação, sem público, sem clima eufórico, sem apelo emocional, sem induções psicológicas... apenas o pobre homem, eu... e o Espírito pronto para uma manifestação verdadeira de fé... Não fui capaz, e se não funcionasse? Não aguentaria ver o olhar desesperançoso e decepcionado de alguém que não "teve fé o suficiente"... eu ou ele...