01 dezembro 2006

Livro: Cisnes Selvagens

Livro: Cisnes Selvagens - Três filhas da China

Acabei ontem de ler Cisnes Selvagens. Até agora estou emocionado com o retrato que foi feito sobre a China.

O livro traça uma linha através da história da Família Hong e o pano de funto é a história da China. Aliás, o livro deixa bem claro que não havia como a China não ser o pano de fundo, todas as famílias, todas as relações, tudo que se pensava foi afetado de alguma forma pela revolução comunista.

Jung Chang, não foi sempre Jung Chang... no interim da história ela muda de nome e só lendo pra ver como o idealismo mudou os conceitos e vivência de todos os chineses. A avó de Chang foi concumbina de um caudilho na região da Manchúria, a mãe de Chang veio desta união; após a morte deste caudilho, a avó dela se casa com um médico e enfrenta fúria das tradições familiares daquele país. Sua filha então começa a se envolver com movimentos políticos na China, este é o momento do Kuomintang, o exército financiado pelos Americanos sob o comando de Chang-Kai-Check... paralelo a estes, surge o comunismo e a revolta contra o imperialismo e a tomada de poder de Mao Tsé Tung.

Somente lendo o livro você terá acesso a esta viagem maravilhosa pela história deste país e deste povo. Vai descobrir os extremismos ridículos que custaram a vida de milhares de pessoas, vai entender também que o comunismo em tese é algo muito bom, mas quando praticado pelo ser humano é tentador demais para ser realizado corretamente.

Cisnes Selvagens vai te levar para uma viagem ao interior da China e me refiro aos corações deles.

Altamente recomendado.

Você encontra duas edições de Cisnes Selvagens, a luxo com a capa mais bem feita e todas aquelas outras coisas e também a edição de bolso, que é a que tenho. A diferença de preço é considerável.
Ah, e não se assuste com as mais de 600 páginas, cada uma vale a pena.

Jung Chang lançou este ano outro livro: Mao, a história desconhecida. Ainda não li, mas faço idéia da publicação... já está na minha lista.

2 comentários:

Ayonara disse...

De fato, belíssimo o relato humanitário da instalação do comunista na China e muito apropriada a sua "sinopse".

Kammy - Comer, Blogar, Amar... disse...

achei incrivel tb