16 junho 2008

Felicidade


Contentamento é felicidade. Porém, contentamento não é satisfação de ter, mas de ser. Se contentamento tivesse no possuir sua realização, ele jamais se realizaria. O contentamento só é possível porque ele se realiza em ser, não em ter.

Isso porque o material para ser é ilimitado, mas a matéria do ter é limitadíssima.

Por isso, quem busca contentamento no ter, no possuir, no poder dizer “é meu” olhando para algo ou alguém, morrerá frustrado, posto que sempre desejará mais, e também porque descobrirá que a alma não “come” as mesmas coisas que alimentam os olhos e o desejo de se sentir dono.

Mas aquele que busca contentamento em ser, esse entra no mundo no qual se entra e sai e sempre se acha pastagem.

No mundo do ser se sabe que o Senhor é o nosso pastor e que nada nos faltará, pois Ele nos guiará por pastos verdejantes e águas tranqüilas, refrigerando assim a nossa alma, para que possamos continuar na senda da justiça, na qual Ele mesmo nos guarda por amor ao Seu próprio nome.

No mundo do ser não nos falta nada, muito menos no vale da sombra da morte a presença Dele, ou a alegria do contentamento quando o nosso cálice transborda, apesar de todos os adversários e adversidades.

No mundo do ser a alma anda tranqüila e feliz, pois sabe que bondade e justiça andam sempre após ela mesma, visto que ela se torna perseguida pelo que é bom.

Isto é contentamento!


Caio

Nenhum comentário: