25 junho 2008

Reino de Deus com Feijoada


Texto muito bom, vou colocar apenas um trecho aqui para dar um saborzinho na boca. Caramba, eu que já fui tão teológico, hoje tenho pensado como esse cara aqui. Longe de mim ser contra teologia ou coisas do tipo... mas quanto mais o tempo passa, mais eu vejo que é melhor investir em me tornar gente e ser mais simples, afinal, Jesus era assim.

*******************

Um dia, já está fazendo quase dois anos, eu fui dar uma palestra em uma Paróquia no distante bairro de Senador Camará. O tema daquele dia era a "Parábola dos trabalhadores enviados à vinha" (Mt 20,1-16), a passagem em que Jesus conta a história de um homem que vai às 9 da manhã e chama um grupo de trabalhadores para trabalhar na vinha, volta as 10 e chama outro grupo, repete o chamado as 11 e assim vai até o final do dia. Terminado o dia o homem paga o mesmo valor a todos independente da hora em que chegaram.

Eu estava bem preparado para explicar essa parábola. Tinha estudado o significado daquele texto em 3 ou 4 autores diferentes. Tinha quase 20 quadros para apresentar, mas antes de iniciar a apresentação e como sempre costumo fazer, eu perguntei o que é que eles entendiam daquela história e ai veio a minha surpresa.

Um homem muito simples, como todos daquela região, levantou e me disse:"Ah seu moço, essa é muito simples. Aqui ela acontece toda semana". Não me lembro o nome dele, na verdade eu nem perguntei o seu nome, portanto daqui para frente o nome dele será "Zé".

Então eu disse ao Zé:"Pois então Zé, explique o seu entendimento"."Seu moço, vou explicar pro senhor, pois aqui todo mundo sabe direitinho o que isso quer dizer".

Então o Zé começou. Certamente ele nunca leu a metade dos livros que eu li e, talvez, nem mesmo a Bíblia ele tenha lido, e menos ainda a tal passagem, também não tem laptop e nem data show.

"Seu moço, isso acontece aqui toda semana". Pausa e penso: não é "Naquele tempo", mas acontece toda semana nos dias de hoje.



Leia o restante clicando aqui

Via Pavablog

Nenhum comentário: