28 abril 2008

Casais inteligentes enriquecem juntos


Cumprindo a promessa de postar os comentários dos livros li. Esta será uma série de livros na área de negócios que mudaram completamente a minha forma de pensar finanças. Esse foi o primeiro.

Acho que este é um daqueles livros essenciais, um desses que todo casal tem que ler. Sabemos que quando as finanças apertam em casa, a consequência é briga e mais briga. Agora, o que há de mais interessante neste livro é o fato de abrir de uma forma tão clara as opções que você possui para investir o seu dinheiro.

O fato de ter sido escrito por um jovem brasileiro contribui para uma abordagem mais real do nosso cotidiano. Aliás, o autor do livro "estourou" depois desta publicação, daí já vieram aquele monte de livro com nome parecido, mas na dúvida, fique com este mesmo.

Se você quer dar um presente para algum casal que conheça ou mesmo para seu casamento, namorou ou noivado, eis aqui um presentão.

Abaixo informações como de praxe.

Sinopse

Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se havia saldo no banco na hora de fazer alguma compra. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de comemorar, o casal pode arranjar mais um motivo de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia. Para o autor, a causa desses desentendimentos é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar... Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento.

Nenhum comentário: