09 abril 2008

Fernando Meirelles leva Shakespeare à Globo

O cineasta Fernando Meirelles vai realizar para a Globo uma série sobre os bastidores da montagem de uma peça de William Shakespeare. Com o título de "Som e Fúria", o seriado terá seis episódios gravados entre julho e agosto. Deverá ir ao ar no final deste ano.

"Som e Fúria" é uma adaptação de Meirelles da série canadense "Slings and Arrows" (pedradas e flechadas). A primeira temporada original traz uma companhia montando "Hamlet" (a segunda é "Macbeth"). Com a morte acidental do diretor, trava-se uma luta de poder na equipe, complicando ainda mais a realização do espetáculo. A tragédia do palco se espelha nos bastidores como comédia. Os atores têm seus dramas expostos, gerando uma discussão sobre arte e mercadoria.

"Este é dos textos para TV mais inteligentes que já li. Consegue falar ao mesmo tempo com o espectador que gosta de novela, e quer apenas rir para esquecer o dia pesado, e com um crítico de teatro saído da academia" diz Meirelles.

Além da série, o cineasta prepara um filme sobre o universo shakespeariano: "Trabalhos de Amores Perdidos", baseado em livro de Jorge Furtado.

"Som e Fúria" marcará o quinto ano de parceria entre a O2 e a Globo. As empresas já tratam de renovação de contrato, a vencer no final do ano.

Meirelles também será um dos co-produtores de "Tropicália", com arquivo da Record.

Nenhum comentário: