28 abril 2008

Pai Rico, Pai Pobre



Aqui está a obra prima.

Devo muito à este livro. Foi o culminar de uma revolução de pensamento que mudou radicalmente a forma como eu conduzia a minha carreira profissional. Li em uma viagem para Araxá, estava a trabalho e de repente, foi uma grande pancada na cabeça, exatamente porque eu estava trabalhando e apesar de gratificante, eu sabia que enquanto continuasse ali, sempre ganharia boas quantias... porém, as ganharia para outros.

Pai Rico Pai Pobre será leitura obrigatória para meus filhos e já tive a oportunidade de indicá-lo para um sobrinho que gosto muito. Gostaria que o máximo de brasileiros lesse este livro para entender que a forma como somos criados é uma grande barreira ao nosso desenvolvimento, tanto pessoal quanto como povo.

Vejo o sonho de tanta gente em se tornar funcionário público (e por favor, não se ofenda você que quer construir uma carreira e se sente destinado à carreira pública) por simplesmente querer uma segurança de emprego. Isso é assassinato de idéias e pensamentos... é a promoção da mediocridade! É como preferir comer arroz o resto da vida por medo de passar alguma fome entre uma picanha, um chuchu e uma lazanha!

Vejo tanta gente se matando para entrar para a máquina do governo e tão poucos chegando mais cedo aos seus trabalhos e saindo mais tarde. Vejo poucas pessoas indo além do que se pede e mostrando que são dignas de aumento. Aliás, o que vejo é todos reclamarem que ganham mal e não fazem absolutamente nada para merecer mais ganho, como se só a aura e a simpatia já fossem mais do suficiente para a empresa ir aumentando seu salário... afinal, a empresa é que é a responsável por fazer de você um melhor profissional. Grande balela!

Enfim, frente a uma carreria na área de Marketing já bem determinada e segura, com promoções e ganhos a vista... dei um bico! Agora trabalho com representações e estou ensaiando pesquisas sobre comércio exterior. Até agora não tô ganhando nada, mas pelo menos estou explorando minhas oportunidades!!!

Esse livro é necessário. Não é a toa que tanta gente já leu.

Sinopse

O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, freqüentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais os fará. Nosso futuro e o de nossos filhos serão determinados pelas escolhas que fazemos hoje, não amanhã.

Nenhum comentário: