17 abril 2008

Se eu pudesse viver minha vida novamente


Bom é pouco.

Não tenho medo de dizer que trata-se de uma obra prima para olhos iniciados!

Talvez nunca tenha visto alguém dizer com tanta propriedade que se pudesse viver sua vida novamente, faria tudo de novo! Ah, eu quero essa liberdade para mim.

Rubem Alves diz isso em seu livro e não duvido que ele fala a verdade. Posso vê-lo como alguém que realmente se libertou de nossos padrões e hoje contempla o eterno naquilo que é finito.

Recomendo este livro para todos que gostam de louvor, que se denominam levitas etc e tal. Porque Rubem fala da contemplação como louvor absoluto, o olhar de criança sobre tudo como condição sine qua non para uma profunda reverência de Deus.

E recomendo também aos meus amigos seminaristas (embora saiba que não lerão), pois aqui Rubem Alves fala da crueldade da teologia, que condiciona o eterno à algumas letras ou papiro. Ah, como é bom as conversas de cozinha... onde Rubem Alves comenta ser o ideal para um bate papo e não na sala, onde conversamos cheios de reservas e posturas.

Recomendadíssimo.


Sinopse:

Rubem Alves viaja no tempo e no espaço... e lança o olhar sobre os sonhos, sobre as perdas e ganhos, detendo-se nos pequenos detalhes que fazem toda a diferença, recorrendo a memórias ora felizes ora dolorosas, quase sempre com um toque de nostalgia que não é arrependimento, mas sim uma saudade gostosa de algo vivido em plenitude. É assim, com extrema delicadeza, que chega ao coração e à mente de cada um de nós, despertando-nos para o agora, acordando em nós o desejo de viver de forma diferente - nunca é tarde para isso! -, de aproveitar cada instante, de valorizar cada minuto, enchendo-o de beleza, de verdade, de leveza.

Nenhum comentário: